Delegacia de Proteção ao Idoso registra mais de 200 ocorrências em janeiro; quase 50% dos casos são de estelionato, afirma delegada

Delegacia de Proteção ao Idoso registra mais de 200 ocorrências em janeiro; quase 50% dos casos são de estelionato, afirma delegada

Foto: Maria Julia Corrêa (Arquivo Diário)

A Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria investiga um golpe envolvendo um falso site do Detran-RS que resultou em prejuízo de R$ 2,7 mil para uma moradora de 69 anos do município. O caso ocorreu em 28 de dezembro de 2025, mas só foi percebido no dia 23 de janeiro de 2026, quando a vítima constatou que o pagamento do IPVA e do licenciamento não havia sido reconhecido pelos sistemas oficiais.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Em entrevista ao programa Bom Dia Cidade, a delegada Débora Dias explicou que o golpe não atinge apenas idosos, mas que esse público acaba sendo mais vulnerável:

— Esse golpe eu acredito que não seja só contra pessoas idosas, mas como eu recebo somente aqui na DPICOI, a gente percebe que há outras ocorrências. Não é só no Rio Grande do Sul, isso está acontecendo no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, e se intensifica justamente no período de pagamento do IPVA – comentou.

Segundo a delegada, além da perda financeira imediata, o prejuízo é duplo, já que o tributo continua em aberto. A DPICOI já recebeu mais de um registro semelhante e alerta que muitos casos só são percebidos semanas depois, quando o motorista identifica a cobrança do Detran. A investigação, segundo Débora, é complexa:

— Na delegacia, estamos com mais de 200 ocorrências só no mês de janeiro. E quase 50% é de estelionato. Então é quase impossível, é um volume muito grande de ocorrências para poucos recursos e efetivo. Não somos uma delegacia especializada em crime cibernético, embora a gente investigue muito isso. E esses crimes de fraude eletrônica exigem solicitação de ordem judicial para quebras de sigilo de dados bancários. Temos investigações, por exemplo, de oito meses e que ainda não foram concluídas – afirma a delegada.


Pontos de atenção

No caso investigado em Santa Maria, a vítima buscou termos como “Detran RS” em um site de pesquisa, acessou uma página fraudulenta e forneceu dados pessoais. O sistema falso gerou um código de pagamento que reunia IPVA e licenciamento em um único valor, direcionando o dinheiro para contas bancárias de diferentes instituições.

Débora Dias reforça que os criminosos criam páginas muito semelhantes às oficiais e alerta para cuidados básicos. Segundo ela, de preferência, o pagamento deve ser feito pelo aplicativo do banco ou pelo aplicativo oficial do IPVA. Se for usar site, não se deve buscar no navegador. É aconselhável digitar diretamente o endereço oficial: www.ipva.rs.gov.br.

Outro ponto de atenção são supostos descontos acima do padrão:

— Às vezes aparecem ofertas de desconto maiores do que o oficial. Desconto acima de 3% não existe. Isso já é um sinal de golpe – alerta Débora.

Ela destaca que os crimes são praticados por quadrilhas de diferentes Estados e, muitas vezes, com contas abertas em nome de terceiros alheios ao golpe. Por fim, a delegada reforça a importância da prevenção e do registro policial:

O cuidado tem que ser de toda a comunidade. Pedir ajuda a um familiar, a um filho, antes de pagar, é fundamental. E, se cair no golpe, é importante registrar a ocorrência.


Confira a entrevista completa



Dnit alerta para sistema Pare e Siga na BR-158, entre Santa Maria e Itaara neste sábado Anterior

Dnit alerta para sistema Pare e Siga na BR-158, entre Santa Maria e Itaara neste sábado

Policial militar fora de serviço é suspeito de balear homem em município da Quarta Colônia Próximo

Policial militar fora de serviço é suspeito de balear homem em município da Quarta Colônia

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI